As próteses dentárias são substitutas dos dentes perdidos que podem ser colocadas e retiradas da boca. Embora leve algum tempo para se acostumar com a prótese dentária e a sensação não ser a mesma dos dentes naturais, as próteses modernas têm aparência natural e estão mais confortáveis do que nunca.
Há dois tipos principais de próteses dentárias: total e parcial. Nossos dentistas o ajudarão a a escolher o tipo de prótese dentária adequada para você com base no número de dentes que serão substituídos.
Como as próteses dentárias funcionam?
Nas próteses dentárias totais, a base acrílica com cor da gengiva é encaixada sobre a gengiva e o pálato. A base da prótese dentária superior cobre o palato (céu da boca), enquanto a prótese inferior tem forma de ferradura para acomodar a língua.
As próteses dentárias são feitas individualmente por um dentista e por um protético a partir de moldagens tiradas da boca do paciente.
Cuidados com as próteses dentárias
- Ao manusear suas próteses, coloque-as sobre uma toalha dobrada ou em um recipiente com água. As próteses dentárias são delicadas e podem se quebrar se caírem.
- Não deixe suas próteses secarem. Mergulhe-as em água quando não estiver em uso. Nunca utilize água quente, pois pode causar deformações na prótese.
- Escove as próteses diariamente para remover os resíduos dos alimentos e a placa bacteriana e assim evitar que elas manchem.
- Escove sua gengiva, língua e pálato todas as manhãs com escova de cerdas macias antes de inserir as próteses. Isso estimulará a circulação nos tecidos e ajudará a remover a placa.
- Volte à Clínica Viver e Sorrir se suas próteses quebrarem, trincarem ou se ficarem soltas na boca. Não tente ajustá-las, isto poderá danificá-las ao ponto de não mais poderem mais ser reparadas.